Inicio » Blog » Tratamento para a Periodontite

Tratamento para a Periodontite

Postado em 16 Setembro 2014 na Periodontologia Tratamentos Dentários

A Periodontite provoca uma destruição progressiva e irreversível do ligamento periodontal, gengivas e osso alveolar levando á formação de bolsas, junto e ao longo da raiz dos dentes.

Periodontologia

Actualmente é a maior causa de mobilidade e perda dos dentes.
Afecta actualmente 80% de la população com idade média – adulta (>35 anos).

Causas da Periodontite
As doenças periodontais (gengivite e periodontite) são causadas por bactérias, e dependendo do seu graus de evolução e infecção; se chama de gengivite ( afecta só as gengivas) ou evoluir para periodontite (afecta o osso), causando sempre, quando não tratada e controlada clinicamente, a mobilidade e perda dos dentes.

O Tratamento da Periodontite visa fazer com que a gengiva se volte a colar ao dente, com raspagens, curetagens e cirurgia periodontal se necessário. Pode ser difícil curar ou travar a doença quando está em estados muito avançados já com grande destruição de osso e estruturas envolventes. Um diagnostico médico tardio ou ausência de tratamentos anteriores pode evoluir em curto espaço de tempo com perda dos dentes e mobilidade muito avançada.

O Tratamento da Periodontite elimina as bactérias e os depósitos bacterianos na superfície dental junto ás raízes supra gengival e sub gengival. Quanto maior e mais profunda for a bolsa, maior a perda óssea. A ausência doTratamento da Periodontite numa das fases iniciais, leva á perca de osso, retracção gengival e mobilidade dos dentes causando a possível perda de dentes por falta de suporte.

Níveis  de Tratamento da Periodontite:

> Para bolsas periodontais de classe I (1-3 mm) e bolsas periodontais de classe II (4-6 mm), obtém-se melhores resultados com tratamento periodontal conservador (curetagem, raspagem e alisamento radicular).

> Para as bolsas periodontais de classe III (> 6 mm), os resultados más favoráveis com tratamento cirúrgico ( embora muitos estudos referirem que os resultados a longo prazo são muito semelhantes aos obtidos com tratamentos conservadores).
Uma vez realizado o tratamento e eliminados os cálculos supra e sub gengival é importante ter consciência da necessidade imperativa de fazer tratamentos de manutenção de 6 em 6 meses.
Com tratamento de cirurgia periodontal, a principal vantagem reside no acesso e controlo visual na remoção e curetagem das bolsas na eliminação das bactérias sub gengivais.
Se for possível aceder a todas as bolsas sem recorrer á cirurgia periodontal, no nosso ponto de vista a curetagem e manutenção é o tratamento mais indicado e por nós aconselhado, por ser mais prático e cómodo para o paciente e com os mesmos resultados.

Gengivite vs Periodontite
Gengivite afecta só as gengivas e nos estados iniciais (reversível), pode ser tratada com tratamento clínico e muita manutenção feita em casa pelo paciente. Manifesta-se por inflamação das gengivas que rodeiam o dente e é causada pela acumulação de placa bacteriana proveniente da comida se fixa nas superfícies dos dentes e gengivas. (Quando tratada pelo dentista a gengivite é totalmente reversível evitando assim a destruição dos tecidos gengivais).

É importante fazer avaliações periodontais periódicas das gengivas e estruturas em seu redor na Clinica Dentária DentalOne para diagnosticar a doença numa fase inicial.

Tratamento da doença periodontal
O principal objectivo do tratamento consiste em controlar as bactérias responsáveis pela doença e isso passa por eliminar comportamentos que potenciam o seu desenvolvimento, como acontece com o consumo de tabaco e a má higienização oral.

Por isso, a maioria dos tratamentos inclui:
Fase higiénica: Limpeza + polimento + aplicação flúor
Ensino de técnicas de higiene oral correctas.
Eliminação cáries. ( foco infeccioso )
Eliminação tártaro existentes ( métodos mecânicos ou cirúrgicos )
Responsabilizar o paciente na cooperação doméstica do tratamento.

Consulte mais informação sobre o nosso Tratamento de Periodontologia:

Periodontologia
> Doença Periodontal