Inicio » Blog » Doença Periodontal

Doença Periodontal

Postado em 16 Setembro 2014 na Periodontologia Tratamentos Dentários

A Gengivite e mais tarde a Periodontite resulta da acumulação de placa bacteriana no colo do dente e inicio das raízes, afectando as gengivas e todas as estruturas envolventes (periodonto) e é responsável pela mobilidade e perda de todos os dentes.

Periodontologia

As doenças periodontais são de origem bacteriana. A boca está repleta de bactérias que com uma correcta higienização, não provocam quaisquer problemas orais.
Com uma incorrecta higiene oral estas bactérias não são devidamente eliminadas, podem entrar no espaço existente entre o dente e a gengiva, provocando reacção inflamatória e destrutiva. É necessário ter em conta que as bactérias, só por si, não têm capacidade para provocar doenças mas, associadas a uma predisposição genética, podem ocorrer.
Existem ainda outros factores locais e sistémicos que podem provocam desenvolvimento destas doenças, como o consumo de tabaco, má higiene oral, stress, diabetes mal controlados, Asma, HIV, e a toma de certos medicamentos.

Saúde vs Doença Periodontal
Quando existem doenças sistémicas, como diabetes, problemas cardíacos, circulatórios, entre outros, é que as doenças periodontais podem influenciar a saúde, havendo mesmo uma probabilidade grande de ocorrer enfarte do miocárdio. No caso das mulheres grávidas, o risco de preeclampsia ou hipertensão arterial é evidente, havendo o risco de parto prematuro.

A doença periodontal tem cura?
Sim. O objectivo do tratamento periodontal é controlar a infecção que provoca a doença. Uma vez controlada a infecção, o processo destrutivo dos tecidos de suporte, na maioria dos casos, é interrompido.
O diagnóstico e o tratamento numa fase inicial são de extrema importância, já que dependendo da quantidade de osso perdido, a estabilidade dos dentes terá melhor ou pior prognóstico.
Depois da infecção estar controlada é fundamental recorrer a tratamentos para regenerar os tecidos periodontais perdidos.

Gengivas inflamadas
Deve consultar um médico dentista , porque só um profissional qualificado será capaz de diagnosticar e tratar as doença numa fase inicial, tendo o tratamento melhores resultados práticos e com menores custos .
A avaliação do grau evolutivo da situação em periodontite ou gengivite,o aconselhamento dos tratamentos complementares ao paciente sobre o tratamento mais adequado, referindo sempre que se este não for realizado , a perda dos dentes é a consequência certa.

Consulte mais informação sobre o nosso Tratamento de Periodontologia:

Periodontologia
Tratamento para a Periodontite