Inicio » Blog » Tratamento de Edondontia

Tratamento de Edondontia

Postado em 16 Setembro 2014 na Endodontia Tratamentos Dentários

O tratamento de Endodontia ou “desvitalização” é um dos procedimentos mais comuns e frequentemente realizados em Medicina Dentária.

Endodontia

Este tratamento simples e indolor pode salvar seus dentes naturais e evitar a necessidade de implantes dentários ou pontes.

No centro dos dentes encontra-se a polpa. A polpa é uma conjunto de vasos sanguíneos e terminações nervosas mantêm o dente “vivo” e que lhe confere sensibilidade. A infecção da polpa pode ser causada por traumatismo dentário, cárie profunda, fissuras ou, no limite, fraturas. Sintomas da infecção na polpa podem ser variados, sendo os mais evidentes o aumento de sensibilidade à temperatura ou dor na mastigação, ou até mesmo aparecimento de abcessos dentários (aumento de volume na gengiva com dor e por vezes drenagem de exsudado inflamatório (pus).

Se sentir algum dos sintomas referidos anteriormente, deve consultar o seu dentista para que seja feito um raio-x e avaliar a necessidade de medicação prévia à desvitalização. É importante referir que a superfície dos seus dentes pode parecer intacta e saudável, mas a sua estrutura vascular e nervosa estar afectada!

Na desvitalização a polpa é removida e o sistema de canais radiculares é completamente limpo e selado. Este tratamento envolve geralmente anestesia local e pode ser completado em uma ou mais visitas, dependendo do tratamento requerido.

O sucesso para este tipo de tratamento não é garantido, mas ocorre em pelo menos cerca de 90% dos casos. Se o seu dente não é passível de tratamento de Endodontia ou se o prognóstico for desfavorável, será informado no momento da consulta ou quando se torna evidente uma complicação durante ou após o tratamento.
Quando o tratamento de Endodontia é concluído, é de extrema importância realizar a reconstrução do dente, seja por técnicas convencionais ou recorrendo a próteses fixas (coroas cerâmicas), caso se verifique essa necessidade.

Não é vulgar que após uma desvitalização existam complicações. No entanto, se tal ocorrer, deve consultar o seu dentista de forma a esclarecer que cuidados a ter ou mesmo que medicação realizar em caso de necessidade.

Consulte mais informação sobre o nosso Tratamento de Endodontia:

> O que é a Endodontia?
Porque é necessária uma nova desvitalização?