Home / Tratamentos / Odontogeriatria (Séniores)

Odontogeriatria (Séniores)

Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde oral de idosos, (seniores, como gostamos de chamar), prevenindo e resolvendo os problemas comuns a essa faixa etária.

Odontogeriatria (Séniores)

O tratamento de Odontogeriatria trata-se de uma nova especialidade da medicina dentária cada vez mais em voga,  não só mas também pelas novas técnicas combinadas, que nos permitem voltar a ter dentes fixos em todas as idades, mesmo as mais avançadas.

A existência do tratamento dentário de Odontogeriatria actual deve-se principalmente a dois factores: primeiro o número de pessoas idosas aumentou muito (diversos factores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a esperança média de vida da população); e, em segundo lugar, os seniores têm cada vez mais dentes.

 

MAS:
> Problemas na boca comprometem sistema digestivo do idoso e saúde sua sistémica.
> Falta de dentes aumenta taxa de morte por cancro, enfarto e derrames cerebrais.
> O conhecimento da necessidade de proceder a profilaxia antibiótica em casos específicos justifica um conhecimento especialista em idosos, evitando problemas locais e sistémicos com consequências importantes no idoso.
> Mudanças da boca com o envelhecimento:

Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar que, entre outras coisas que:
> As mucosas ficam mais sensíveis e finas.
> As colorações dos dentes podem mudar.
> Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca (Xerostomia).
>Diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação, agravando problemas sistémicos como diabetes, hipertensão, colesterol entre muitos outros.

Problemas mais comuns em idosos:
Os dentes são perdidos principalmente devido a cáries e a doença periodontais (DOENÇAS DAS GENGIVAS, inflamação do tecido ao redor do dente).
Essas doenças ocorrem quando existe a união de alguns factores como: má higiene oral, restos alimentares, bactérias, etc. Essa união gera substâncias que atacam os dentes e a gengiva provocando as doenças na boca e sistémicas bastante graves que se podem vir a tornar crónicas.

 

É NA MASTIGAÇÃO QUE COMEÇAMOS A PROCESSAR TODA A NOSSA SAÚDE FUTURA.

 

IMPLANTES DENTÁRIOS NO IDOSO ( 3ª dentição ):

É comum escutar muitas pessoas referir-se a tratamentos com implantes e dentes fixos, como já não sendo para a sua idade. Pois este é o maior erro, tendo em conta que o aparecimento dos implantes dentários foi sobretudo para repor de modo fixo, os dentes perdidos em idades mais avançadas.

por isso, NÃO EXISTE LIMITE DE IDADE PARA COLOCAR IMPLANTES, basta ter condições clínicas locais e sistémicas que o permitam, e pode colocar implantes mesmo que tenha 100 anos.

 

PODE TER DENTES FIXOS POR TODA A VIDA,
MUDAMOS SEU SORRISO PARA SEMPRE!

 

Fale com o nosso Dentista, marque já a sua 1ª Visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DentalOne Marcação Rápida Responderemos o mais breve possível.
Send
Send