Inicio » Oclusão

Oclusão

O que é a oclusão?

É o modo como fechamos a boca e contactamos com os dentes de ambas as arcadas.

O que significa má oclusão?

Quando os dentes não estão bem posicionados ou os maxilares não estão alinhados, o tratamento de ortodontia pode ser necessário de forma a alinhar os dentes e a garantir que estes assumem a função adequada. A estes problemas dá-se o nome de maloclusão ou má mordida. Quando surgem, podem interfir na linguagem, no aspecto facial, no desgaste prematuro dos dentes ou podem mesmo levar à perda dos dentes, se não forem tratados atempadamente. A maloclusão pode mesmo ocasionar problemas funcionais, tais como impossibilidade de mastigar correctamente, problemas digestivos, disfunção dos músculos faciais, entre outros.

Placa relaxamento / Bruxismo

A Férula de relaxamento é um aparelho de resina rígido que se coloca sobre a arcada dentaria, alustado aos dentes prevenindo assim os efeitos do bruxismo dentário e causando alivio na articulação. Bruxismo dental
O bruxismo (hábito de apertar o ranger os dentes) que pode ser durante o dia ou durante a noite.

Prevenção/ Tratamento

A Férula de relaxamento nos dentes, durante a noite ou 24 horas por dia nos casos mais complicados.
O bruxismo nocturno o paciente não tem noção que range os dentes durante a noite e é normalmente a companheira ou companheiro que escuta o ruído de ranger os dentes.
Provoca desgastes severos dos dentes e tenção muscular da maxila e crânio.
O tratamento evita desgaste dos dentes e diminuição da tenção muscular.

Consequências do bruxismo

O efeito de apertar os dentes alêm de provocar desgaste e fracuura dos dentes, também se pode manifestar dores de cabeça, dores e tenção e cansaço muscular e da articulação-temporo-mandibular.

Tenho problemas na articulação temporomandibular?

O stresse emocional associado ao posicionamento incorrecto de alguns dentes pode ser a causa de algumas alterações na articulação que une a mandíbula com o osso temporal da cabeça. Os sintomas são variados, embora seja comum os dentes desgastarem-se. Ao nível da articulação podem notar-se ruídos ou crepitações quando abre a boca, acompanhadas de dor na articulação ou nos músculos da cara. Não são também raros os ruídos agudos nos ouvidos, dada a proximidade existente. Convém ter presente que as dores na coluna, dores no peito e dores de cabeça com origem desconhecida, podem estar a ser provocadas por problemas na articulação temporomandibular.